sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Que Cristianismo vivemos ?

Hoje, enquanto lia a bíblia, fazia uma leitura detalhada de Romanos 8, quando me deparei com algo bem Interessante:

E se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: Se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados.” (Romanos 8:17)

No início do Capítulo 8, vemos que o texto fala sobre a impossibilidade de sermos filhos de Deus se andarmos segundo a carne.

A vida cristã deve ser vivida no Espírito, pois a lei não justifica ninguém, apenas aponta o erro e condena os que praticam tais coisas.

Desta forma, Cristo teve que ser enviado por Deus, vir como ser humano (Filipenses 2:5-11) e viver uma vida como a nossa (mas sem pecado)...

E mesmo assim ser morto como o pior pecador, para que assim ele condenasse o pecado (v3) e desfizesse a operação da morte.

Como “O salário do Pecado é a morte” (Romanos 6:23), Jesus (sendo santo) recebeu injustamente essa condenação, o que fez com que Nele, essa Lei não mais vigorasse (não tivesse mais valor legal)...

A Verdade e a justiça de Deus foi entregue à falsa justiça humana, por ela considerado pecador e blasfemo e merecedor de morte de cruz.

Logo, Todos os que crerem e estiverem firmados em Cristo, não podem mais sofrer o efeito da Lei do Pecado e da Morte (v1 e v2).

Pois a bíblia diz: "Aquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (2Coríntios 5:21)

E também: "levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.

Porque éreis desgarrados, como ovelhas; mas agora tendes voltado ao Pastor e Bispo das vossas almas. "

(1 Pedro 2:24-25)

Na época da lei, era necessário a morte de um cordeiro em sacrifício, para a expiação do pecado, e isso era feito anualmente, mas não tinha poder de perdoar os pecados.

Mas Cristo tornou-se o cordeiro de Deus, oferecendo-se em sacrifício por nossos pecados, uma vez por todas ! (Hebreus 9)

Desta forma, podemos entender mais claramente a razão que fez com Jesus tivesse dito: “Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;

e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês tu nisto?” (João 11:25-26)


E também: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.

Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco; a essas também me importa conduzir, e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor.

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.

Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.”

(João 10:14-18)

Vocês se lembram que eu havia dito que “o salário do pecado é a morte” ?

Então, isso começou lá no Éden, quando Adão e Eva pecaram contra Deus, tentados pelo diabo, o qual recebeu de Deus tal condenação:

“Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo;

sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”

(Gênesis 3:14-15)


Devido a uma Interpretação errada dessa passagem, muitos dizem que Maria pisou a cabeça da serpente, mas obviamente não foi, pois ela não morreu na cruz para desfazer as obras do diabo e salvar a humanidade.

“Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo;

quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.”(1 João 3:7-8)

E em outro trecho, as escrituras dizem: “Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também Ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo;

e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão.” (Hebreus 2:14-15)


Os Sofrimentos e a morte na cruz apenas feriram o calcanhar de Jesus, mas esmagaram a cabeça do diabo.

“ Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.

Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.

Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?

E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.

Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.

Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.

Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.”

(Isaías 53:3-12)


Aí vemos a descrição mais perfeita possível da crucificação !

Profetizada por Isaías 700 anos antes de Cristo...


e no último verso, chego no ponto que queria...


Você se lembra do versículo que escrevi no início ?

provavelmente não, mas te refrescarei a memória:

“E se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: Se é certo que com Ele padecemos, para que também com Ele sejamos glorificados.”


Vemos que somos herdeiros de Deus e CO-HERDEIROS COM CRISTO, CORRETO?

E o texto de Isaías diz no último verso: “Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo;

porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.”


Ambos falam que somos Co-Herdeiros com Cristo, um mostra que Cristo sofreu (o texto de Isaías) e o de Romanos põe uma condição para sermos co-herdeiros com Cristo, a saber, Se é certo que com Ele padecemos.


Meus irmãos, isso é muito sério !

Tão sério para ser tão menosprezado como vem sido por muitos hoje em dia...

Muitos ignoram as passagens que Jesus diz como: “Entrai pela porta estreita

(Mateus 7:13-14)


ou mesmo: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me;” (Mateus 16:24)


E até mesmo a que João disse inspirado por Deus: “aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou.” (1João 2:3-6)


Me assusta PENSAR que na época dos apóstolos, ser cristão significava ter uma renúncia maior, ser perseguido em nome de Jesus, e ainda ter uma satisfação de ser digno de sofrer por ele...


E o que podemos dizer de nós ?


Será que estamos dizendo a Deus que, "a obra que o Senhor Jesus, os apóstolos, e vários mártires e homens de Deus começaram no Espírito, vamos terminar na carne mesmo ?”


Que Deus tenha misericórdia de Nós e nos ajude a sermos seus filhos, mais semelhantes a seu filho unigênito, Jesus Cristo !