domingo, 23 de agosto de 2009

Pedro, eu e o Crescimento Espiritual... parte 1

Certa vez ouvi alguém dizer que "O tolo sempre erra, o inteligente erra e aprende com isso, mas o sábio aprende com os erros dos outros".

Pensando nisso, comecei a pensar na vasta quantidade de exemplos que podemos ver nas escrituras sagradas.

Com toda certeza, não deixaremos de errar ao observar o exemplo deles, pois errar é humano, mas com certeza iremos adquirir corações mais sábios.

Quem nunca pensou nas lições de fé que podemos aprender com Abrãao, de perseverança e confiança com José, de integridade para com Deus com Davi, de determinação com Daniel...

Mas eu gostaria de citar como exemplo alguém que fosse tão falho como somos, que mesmo errando foi aperfeiçoado e muito usado por Deus, o apóstolo Pedro.

Talvez eu queira citá-lo como exemplo por ele também ser um cristão, na mesma nova aliança em que nós estamos, mas confesso que a dualidade de Pedro é parecida com a nossa e isso me chamou a atenção.

Não creio que alguém teve suas falhas tão expostas como Pedro teve, e que mesmo assim possuía qualidades ainda mais excelentes...

Pedro era dedicado a Jesus, teve uma experiência de conversão que reconheceu sua fraqueza e a grandeza/majestade do Senhor Jesus e andou próximo dele em seu ministério terreno.

Antes de começar a falar da dualidade de Pedro, quero dizer que não apóio a inconstância espiritual por toda a vida, mas digo que são fases, que logo são superadas quando há entrega, perseverança e um trabalhar de Deus em nossas vidas.

Como diria os antigos cristão do nosso tempo: "vem como está, mas não fique como estava: se abra para que Deus transforme a sua vida."

A evidência que alguém se arrependeu de seus pecados não é a perfeição imediata, mas uma atitude de abandono do pecado, disposição para se arrepender se tropeçar, e mudança feita por Deus na vida dessa pessoa.

Podemos ver que Pedro era tão impusivo quanto somos, agimos sem pensar, segundo a nossa natureza carnal.

Mas em seu coração, Pedro era abnegado, queria fazer tudo para estar com o Senhor, e seguia-O de perto.

Vemos aí a dualidade da Carne X Espírito, quando fazemos o mal que não queremos, mas dificilmente conseguimos fazer o bem que gostaríamos de Fazer.

Pedro queria ter experiências com Jesus, e por sua vontade constante pediu que Jesus convidasse-o a andar sobre as águas, andou, mas duvidou e quase afundou.

Quantas vezes queremos experimentar algo de Deus em nossa vida, pedimos e somos atendidos, mas deixamos que a incredulidade fale mais alto ?

Pedro foi auto-suficiente, se achava forte em si mesmo, e negou a Jesus por causa disso.

Nisso vemos que muitas vezes pecamos por achar que nunca faríamos isso, pois estamos forte espiritualmente.

A negação de Pedro também acontece em nós quando queremos parecer legais diante dos amigos e ocultamos o fato de sermos cristãos...

Mas Pedro se converteu, se arrependeu e recebendo o poder do Espírito Santo, foi totalmente transformado por Deus...

Assim também acontece em nossas vidas se entendermos que a vida espiritual é um processo, de andar com Deus, de ser discípulo de Jesus...

A vida espiritual não é um rótulo (minha religião é...), muito menos uma atividade semanal de rotina (comparando o ir à Igreja como o ir a um clube).

No próximo texto, irei falar sobre o que Pedro nos fala sobre o crescimento espiritual em suas epístolas (as Cartas de I e II Pedro).

Pois suas epístolas estão recheadas de dicas para o nosso crescimento espiritual, como por exemplo:

" Deixando, pois, toda a malícia, todo o engano, e fingimentos, e invejas, e toda a maledicência,

desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação,

se é que já provastes que o Senhor é bom" ( 1 Pedro 2:1-2)


E também vemos que: " Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que pelo engano dos homens perversos sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza;

antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade." (2 Pedro 3:17-18)

Dessa forma, vemos que Pedro sabia do crescimento espiritual que teve, do progresso que todos os cristãos devem fazer na jornada espiritual.

E qual é o Objetivo disso ?

"E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,

tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo" (Efésios 4:11-13)

Que Deus abençoe a todos em nome de Jesus !

Um comentário:

Anônimo disse...

Tem idéias...ops, ideias legais por aqui, outro dia com menos sono faço meus comentários. Mas reconhecer que precisamos ser aperfeiçoados a cada dia já é uma parte da obra que Deus está completando em nós. Paz!

Fabiana Maria