sábado, 26 de setembro de 2009

Pedro, eu e o Crescimento Espiritual... parte 3 - final

Assim como eu tinha falado no post anterior, chegou a hora de analisar, nas cartas de Pedro, o crescimento espiritual, a vida de Pedro e o que podemos tirar de lição para nossas vidas.

Bom, vou tentar esses três conceitos em comentários com essas idéias unidas, sempre baseados em minhas anotações da leitura das cartas de Pedro.

Em primeiro lugar, aprendemos que não existe crescimento espiritual quando não se conhece o Deus que nos salvou, nem como Ele nos salvou, para quê nos salvou e o que reservou para nós no futuro.
(1Pedro 1:3-5)

Pedro ouviu falar de Jesus, mas somente conheceu ele de verdade quando começou a seguí-lo, pouco a pouco ele viu a grandeza daquele mestre tão humilde na aparência, tão poderoso nos atos e tão sublime nas palavras que dizia.

Realmente precisamos conhecer a grandeza de Cristo em cada dia de nossa vida, pois só se pode crescer em algo quando se começou o processo !

"Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor !" (Oséias 6:3)

Vale lembrar que o relacionamento com Jesus é algo pela fé, diferente do que acontece quando conhecemos alguém aqui nesse mundo.

Por isso mesmo é que Jesus Disse: "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram." (João 20:29)

E Pedro também disse: "Embora não o tendes visto, o amais; e embora não o vedes agora, credes Nele e exultais com gozo inefável e cheio de glória"
(1Pedro 1:8)

Pelo fato de o processo de crescimento espiritual ser contínuo, é necessário perseverança, para que mesmo em meio às lutas, não desistamos do caminho.

Para isso, é necessário que saibamos que Jesus já disse que nesse mundo teríamos aflições e que seríamos perseguidos por causa do nome dele, mas Nele temos imensa paz, e a certeza de que seremos recompensados na glória, por toda a eternidade !

Nossa fé precisa ser provada em tempos de problemas e tribulações, pois quando está tudo bem, podemos não estar andando na fé, mas na confiança em nós mesmos, nas nossas forças e recursos, em nossos talentos, nas pessoas...

Outro ponto importante que Pedro ressalta é a santidade, que nada mais é do que a prova de que a Palavra de Deus está operando em nós, sim, a obra de nos tornar a imagem e semelhança de Deus, SANTOS...

Essa santidade não é algo que vai nos levar a ser elogiados, aclamados, 'eternizados em canções e estátuas', reconhecidos, seguidos por multidões...

Não, ela nos levará ao amor sincero a Deus e ao próximo, de todo nosso coração. (1Pedro 1:22-23)

Essa santidade é essencial, pois amar a Deus e ao próximo como amamos a nós mesmos requer um grande esvaziamento da natureza carnal e egoísta vinda do pecado...

E o amor nos levará ao serviço cristão, pois não devemos amar só de palavras, mas em obras e em verdade...

Temos que dar frutos, servindo a Deus e ao próximo, continuando assim a missão de Cristo na Terra, a saber, o estabelecimento do Reino de Deus.

Recebemos dons e talentos, fomos feitos geração eleita, sacerdócio real, então é necessário que administremos bem esses dons, para a Glória de Deus !

Aprendi muitas outras coisas necessárias para o Crescimento Espiritual nessa carta, como a consciência da existência de uma batalha espiritual, pois temos um inimigo que anda ao nosso derredor, mas que é derrotado quando nos submetemos a quem é mais poderoso do que ele.

Também aprendi que temos que estar conscientes de que existem falsos mestres e pessoas fazendo comércio com a fé das pessoas, e que estas receberão a condenação de Deus no juízo final.

Vi que devemos aguardar a vinda do Senhor, mas saber que o tempo é Dele, e que ainda que pensem que demora, Ele está no controle de Tudo.

Mas o principal aprendizado é o que "fim de nossa fé é a salvação de nossas almas" (1 Pedro 1:9).

O crescimento espiritual é gradativo, e com certeza irá gerar o conhecimento de Jesus, da nossa identidade em Deus, da necessidade da santidade, do amor, do serviço cristão, da vigilância....

Mas o principal fruto do crescimento espiritual com certeza é o amadurecimento espiritual, quando a fé não é mais algo que nos permite pedir e receber coisas de Deus...

A fé torna-se o caminho para Deus, a segurança Nele para andar firmado, e a certeza que estamos com Cristo por toda a Eternidade.

Precisamos pensar como adultos em Cristo, com expectativas reais e espirituais, e não as irreais e infantis.

Com certeza esse é o tipo de cristãos que o Mestre deseja, discípulos maduros, que dão frutos e não os que vivem dando problemas pra Ele.

Que Deus nos abençoe e nos guie para que "cresçamos na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus"...




Nenhum comentário: