quarta-feira, 28 de abril de 2010

Essência ou aparência ?

"No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome,

e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos.

E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso."

(Marcos 11:12-14)


Ao ver esse texto, vemos claramente que a figueira representava os religiosos da época de Jesus, que tinham aparência, mas viviam uma religiosidade engessada, que não os guiava para uma espiritualidade viva e dinâmica, e consequentemente, FRUTOS !


Durante seu ministério terreno, Jesus fez várias críticas àqueles que possuíam uma espiritualidade externa e a falta dela no interior.

Ele chegou a comparar os religiosos da época a sepulcros caiados, com beleza exterior e podridão interna.

Vemos isso também nessa parábola:

"A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;

se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas !

Chego aí em um ponto crucial: havia uma luz, mas na verdade eram TREVAS...


Podemos ter uma auto-imagem (um conceito próprio de quem julgamos ser), e também um conceito adquirido (quem as pessoas dizem que somos), mas NADA pode substituir o conceito que Deus tem de Nós !

Deus nos conhece !

"Senhor, tu me sondas, e me conheces.

Tu conheces o meu sentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.

Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos.

Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces."

(Salmos 139:1-4)


Interessante citar que os frutos (que eu citei no 2º Parágrafo) é exatamente o que pode nos mostrar se a aparência realmente é igual à essência !


"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas (APARÊNCIA), mas interiormente são lobos devoradores (ESSÊNCIA).

Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus.

Hoje em dia, muito tem se dado valor aos resultados, mas os fins justificam os meios ? CLARO QUE NÃO !


Uma pessoa pode ter grande talento, mas pode não ter frutos...


Talentos são dons (presentes), uma árvore de natal é cheia de presentes, mas como são seus frutos ?

DE PLÁSTICO, ARTIFICIAIS, DE MENTIRA !


Que Deus ilumine os olhos do nosso entendimento, para que VENDO, possamos ver

a essência e não somente a aparência...

Nenhum comentário: