quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Oração toca a eternidade

Texto de Leonard Ravenhill, extraído do Livro: " Porque Tarda o pleno avivamento ?"

A estatura espiritual de uma pessoa é determinada pelas suas orações.

O cristão que não ora está se desviando.

O púlpito pode ser uma vitrine onde o pregador exibe seus talentos. Mas no aposento da oração não temos como dar um jeito de aparecer.

Embora a igreja seja pobre sob muitos aspectos, é mais pobre ainda na questão da oração. Contamos com muitas pessoas que sabem organizar, mas poucas dispostas a agonizar; muitas que contribuem, mas poucas que oram; muitos pastores, mas pouco fervor; muitos temores, mas poucas lágrimas; muitas que interferem, mas poucas que intercedem; muitas que escrevem, poucas que combatem.

Se fracassarmos na oração, fracassaremos em todas as frentes de batalha.

Os dois requisitos para se ter uma vida cristã vitoriosa são visão e fervor. Ambos nascem da oração e dela se nutrem. O ministério da pregação é de poucos; o da oração — a mais importante de todas as atividades humanas — está aberta a todos.

Porém, as “criancinhas” espirituais comentam sem o menor constrangimento: “Hoje, não vou à igreja. É dia de reunião de oração”.

É bem possível que Satanás não tema grande parte das pregações de hoje. Mas a experiência do passado leva-o a arregimentar todo o seu exército infernal para lutar contra o crente que ora.

Os cristãos de hoje não têm muito conhecimento da prática espiritual de “ligar e desligar”, embora essa responsabilidade nos tenha sido delegada por Deus: “O que (tu) ligares na terra..”.

Você tem feito isso?

Deus não desperdiça seu poder. Se quisermos ser poderosos na obra dele, temos que ser poderosos com Ele.

O mundo está marchando para o inferno a um ritmo tão rápido que, se comparado aos modernos aviões supersônicos, estes pareceriam tartarugas.

E, no entanto, para vergonha nossa, nem recordamos quando foi a última vez que passamos uma noite toda em oração a Deus, suplicando-lhe que derrame sobre nós um avivamento que abale o mundo.

Não temos compaixão pelas almas. Estamos pensando que os andaimes são o prédio. As pregações de hoje, com sua falha interpretação das verdades bíblicas, nos levam a confundir agitação com unção, e comoção com avivamento.

O segredo da oração é orar em secreto. Quem se entrega ao pecado pára de orar. Mas aquele que ora pára de pecar. O fato é que somos pobres, mas não humildes de espírito.

A oração é profundamente simples, e ao mesmo tempo profunda. “É uma forma de expressão tão simples que até uma criancinha pode exercitá-la”.

Mas é igualmente tão sublime que ultrapassa os recursos da linguagem humana, e esgota seu vocabulário.

Lançar diante de Deus uma torrente de palavras não irá necessariamente impressioná-Io ou comovê-lo.

Uma das mais significativas orações do Velho Testamento foi feita por uma pessoa que não pronunciou palavras:

“Seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma”.
(1Samuel 1.13)

De fato, Ana não tinha grandes dons de oratória.

Sem dúvida existem “gemidos inexprimíveis”.

Será que nos encontramos num padrão tão inferior ao dos cristãos neotestamentários que não possuímos mais a fé dos nossos antepassados (com todas as suas realizações e implicações), mas somente a fé emocional de nossos contemporâneos?

A oração é para o cristão o que o capital é para um homem de negócios.

Não se pode negar que a maior preocupação da igreja hoje são as finanças. E, no entanto, esse problema que tanto inquieta as igrejas modernas era o que menos perturbava a do Novo Testamento.

Hoje damos mais ênfase à contribuição; eles a davam à oração.

Em nossos dias são muito poucos os que estão dispostos a assumir a responsabilidade de orar inspirados pelo Espírito, e para esse tipo de oração não há substitutos.

Temos que orar, senão pereceremos!

Um comentário:

Rosanete disse...

Júlio.. é isto mesmo...
quando uma pessoa deixa de orar.. ela começa a se afastar de Deus... mesmo sem ela mesma perceber.. e depois ainda tem a capacidade de dizer "Deus não me ama, Deus esqueceu de mim!!!".
Digo isso tendo minha própria vida e eu mesma como experiência..
A partir do momento que deixamos nossa "conexão" com Deus através da oração.. perdemos o rumo da nossa vida.
E para reconstruir esta conexão novamente.. só depende de nós.. porque Deus está sempre ali.. esperando por nós.
Este final de semana a tia de uma amiga minha disse-me algo que me comoveu: "Não há lágrima no rosto, joelho dobrado e coração quebrantado que Deus não se comova."
E outra coisa que vi em um filme foi: Louvar a Deus na alegria e na tristeza, mas vitórias e nas derrotas..
Tenha uma ótima e abençoada semana!!!