quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Andando no Caminho estreito com a mente do caminho largo ?


Quando pensamos em seguidores e discípulos, logo vem à nossa mente a ideia de andar, caminhar seguindo algo, ou mesmo tendo diretrizes guiando nosso caminho em direção a um alvo.

 
Logo pensamos na pessoa de Jesus, que era observado por grandes multidões, e por isso, possuía muitos seguidores e alguns discípulos.

 
A diferença sobre seguidores e discípulos é basicamente o compromisso, o envolvimento, a obediência, que falta em alguns (fazendo deles apenas seguidores), mas está presente nos outros (mostrando que são realmente discípulos).

Seguidores são bem mais numerosos do que os discípulos, mas são menos perseverantes.

Quer ver um exemplo disso ?

A Bíblia fala que as multidões seguiam a Jesus por causa dos milagres. (João 6:2)

Essas multidões aclamaram a Jesus dizendo “Hosana”, mas após 1 semana estavam dizendo “crucifica-o”.

Mas quanto aos discípulos, podemos ver a diferença na Palavra de Deus:

“ Dizendo ele estas coisas, muitos creram nele.

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus DISCÍPULOS;

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”                            

(João 8:30-32)

    Basicamente, o seguidor seguia a Jesus quando tinha interesse em algo, seja cura, vontade de ver milagres, desejo de ouvir palavras bonitas.

 

Já o discípulo deveria ter Jesus como um mestre, ouvindo-O, aprendendo mais sobre o reino de Deus e principalmente moldando sua vida sobre os ensinamentos do Mestre.

Não basta apenas ouvir, pois os seguidores também ouviam a Jesus constantemente, mas deixar que essa palavra penetre nossos corações e nos mude.


Digo isso porque precisamos sempre meditar na Palavra de Deus, como um homem que contempla a si mesmo em um espelho que não apenas mostra como essa pessoa é, mas também como ela deveria ser.

Como diria Paulo "Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados."
(2Coríntios 13:5)

Mas voltando ao motivo pelo qual iniciei esse texto, gostaria de compartilhar algumas ideias que estive pensando no mês passado.

Jesus possuía (e ainda possui) seguidores que o seguem pelos pães, curas, sinais, milagres, palavras sábias, porém Ele possuía também discípulos, que pensavam assim: " Senhor, Para quem iremos nós ? Só Tu tens as palavras da vida eterna."
(João 6:68)


Mas o fato de já havermos escolhidos andar no caminho certo, quer dizer que tudo já está perfeito?

 
Não, pois neste mundo moderno, as ideias e conceitos são divulgados muito rapidamente, e quantas vezes acolhemos e acreditamos em palavras que são na verdade setas inflamadas, vindas de mentes carnais ?

 
Um discípulo de Cristo, ao contrário de um seguidor, sabe que Jesus disse: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; " (Mateus 7:13)

O verdadeiro discípulo se esforça mesmo, pois ele sabe que o Senhor disse: 

"Esforçai-vos por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão." (Lucas 13:24)


Mas o fato de escolhermos o caminho estreito implica em três coisas, as quais são:

 
"ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. "
(Romanos 12:1-2)

Em primeiro lugar, Entregar-se a Deus para viver uma vida de santidade, o que agrada a Deus.
(I Pedro 1:13-20)

Em segundo lugar, ter uma mente que te motiva a viver essa vida de santidade, que busca conhecer a vontade de Deus em todos os aspectos de sua vida, para que em tudo venhamos a honrar a Deus.

Em terceiro, saber que NUNCA podemos comparar nossa vivência cristã com a dos nossos irmãos, parentes e muito menos com crentes carnais e pessoas mundanas !

Não se deixe enganar, pois se um carnal diz: “eu posso ir na balada, beber, me prostituir e ainda tenho Deus no coração”, ele apenas PENSA que tem, mas vive no erro e está enganando-se a si mesmo.

Se uma pessoa diz que “Não devemos orar e nem ler muito a Palavra para não virarmos religiosos ou fanáticos”, esse também está errado !

Se esse carnal dizer que apresentar o nosso corpo “como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” é fanatismo, não ligue para o que esse carnudo está dizendo, mas para o que diz a Palavra de Deus.

E é nesse ponto que chego ao ponto principal dessa meditação: Precisamos moldar as nossas mentes conforme a mente do Senhor ! 

E isso vai implicar renuncia, sim, muitas vezes !

Se existe o certo, é porque existe o errado, e desta forma, fazer o certo significa rejeitar o errado.

Como Cristãos, devemos ter sempre em mente de que somos espirituais, porém ainda habitamos em um corpo carnal, que deve ser mortificado por nós através do Espírito Santo (Veja isso em Romanos 8:1-13);

Temos que nos esforçar para não apenas estar no caminho estreito, mas moldar as nossas mentes à Palavra de Deus, para que sigamos firmes !

Como diria o apóstolo Paulo: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1 coríntios 6:12)

Devemos pensar nas coisas do alto e também buscá-las ! (Filipenses 4:8, Colossenses 3:1-4)

E não somente isso, mas também devemos fazer morrer a nossa natureza carnal, começando pela mente !

(Colossenses 3:5-16)

 

Que Deus nos ajude a ter a mente de Cristo e não apenas crer nele, mas andar como Ele andou. (1 João 2:6)

Nenhum comentário: