quarta-feira, 9 de maio de 2007

Cristo e a Humanidade

Se olharmos para a Via Crucia, veremos um homem carregando uma cruz, sem ao menos merecer tal condenação...

Ele foi açoitado, crucificado junto com ladrões, mas não merecia...

Quantas ofensas, zombarias e calúnias ele teve que ouvir, mas não merecia...

Olhe agora para nós: Pecadores, falhos, miseráveis, que sem merecer fomos perdoados, restaurados e salvos através daquele homem, mas nunca merecemos isto...

Se fossemos parar para pensar no que mereceríamos, logo veremos que nós mereceríamos ser açoitados, injuriados, e cruficados no lugar dele, Mas ao invés disso, foi Ele que escolheu morrer por nós e em nosso Lugar...


Isto é a Graça de Deus, tão inesperada, que nos constrange e nos faz experimentar um amor tão puro, real, sacrificial, verdadeiro, tão altruísta (que se esvazia totalmente de si mesmo e de seus interesses em favor dos outros), um amor sempre presente e maior que o mundo inteiro.

A graça de Deus é a porta do Caminho para Deus (Jesus Cristo), que é um caminho para a misericórdia e o perdão de Deus.

"Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram;
e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. "

(2 Coríntios 5:14-15)

"Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que pelo homem bondoso alguém ouse morrer.
Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. "

(Romanos 5:7-8)


Por que isso teve que acontecer ???

Se olharmos para a Criação, veremos que Deus escolheu criar um Ser a sua imagem e conforme sua semelhança.

Qual é a Imagem de Deus ?

Um Deus Criador, Soberano, que é Espírito é tem o domínio do Mundo Espiritual.

Qual é então a Imagem do Homem ? Semelhante a Imagem de Deus ?

Um homem que é Natural, para exercer domínio sobre um Mundo Natural, Criado com alguns atributos de Deus que o capacitam para isso, como por exemplo, a Inteligência, e soberania sobre todo e qualquer ser vivo na terra, e a capacidade de interagir com o mundo ao seu redor (sentidos NATURAIS: Tato, visão, audição, paladar, olfato).

Somos como se fosse pequenas imagens de Deus, não digo deuses, mas sim cópias em escala muito menor, que lembram o Criador, pois se assemelham com Ele, mas Ele é muito maior do que nós, pois somos apenas Criaturas Limitadas e mortais criadas por um Criador Ilimitado e Eterno.

Deus não criou Robôs, mas sim Seres que têm uma autonomia (liberdade e capacidade de pensar) assim como a Dele, e assim temos um domínio no Reino Natural Semelhante ao que nosso Criador tem no Reino Espiritual.

Mas ao Fazer isso, Deus sabia dos riscos que corria, e que essa criação poderia ser corrompida, e pela liberdade que Ele deu, eles poderiam vir a se afastar Dele.

Vejo as Duas Árvores que haviam no Jardim do Éden da seguinte forma:

- A Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal não seria para sempre proibida, mas seria para quando eles estivem maduros após andar com Deus, ou seja, seria o atestado de que eles já seriam aptos para serem julgados pela suas ações, pois já teriam o conhecimento necessário, como se fosse um diploma de faculdade.

- A Árvore da Vida somente seria consumida após isso, para que eles tivessem assim a Imortalidade.

O Objetivo de Satanás era que eles comessem do fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, mesmo sendo ainda ingênuos, e após isso comessem do fruto da árvore da Vida, para que ficassem eternamente condenados e separados de Deus, não como ele que escolheu isso voluntariamente ao se rebelar contra Deus, mas enganados por ele.

Mas Deus prevendo isso, logo os expulsou do Edén, para que não comessem do fruto da Árvore da Vida.

Com Isso, O Homem, que foi criado para ser da Família de Deus, ficou sendo rebelde, e com isso, parte da Família do diabo.

"Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira."
(João 8:44)

Mas Deus não deixou que isso ficasse assim, e colocou em ação o seu plano para a redenção da Humanidade, um plano que transformaria a maldição em benção.

"Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência (Satanás e o Pecado) e a sua descendência (Cristo); esta te ferirá a cabeça (Vitória Eterna de Cristo na Cruz), e tu lhe ferirás o calcanhar (a crucificação, morte e sofrimento temporais, mas vitória Eterna)."
(Genesis 3:15)

O Plano de Deus envolveu a Humanização de Deus (Jesus Cristo, que mesmo sendo filho de Deus, se fez filho dos Homens) (filipenses 2:5-9), para a participação dos homens na Natureza Divina (João 1:12, 2Pedro 1:3-4).

O Plano da Salvação de Deus foi que seu Filho (Divino) fosse feito Homem, e com isso, mesmo sem ter pecado, recebesse a condenação e o salário do Pecado (romanos 6:23) no Lugar do Homem (ou seja, sacrifício Vicário, em nosso lugar).


"Aquele que não conheceu pecado (Jesus Cristo, Filho de Deus), Deus o fez pecado por nós (condenado em nosso lugar, crucificado entre ladrões); para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. "
(2 Coríntios 5:21)

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6:23)

Quando Jesus Cristo estava na Cruz, uma de suas últimas Palavras foi: Já Está Consumado, onde ele Pagara pelo preço dos pecados do homens e logo após morrera...

Mas Ele Venceu a Morte e o Pecado, pois a morte é a conseqüência do Pecado e Aquele que não pecou foi morto sem merecer tal condenação.

E como era/é/sempre será puro e santo, como um cordeiro imaculado tomou sobre si toda a condenação pelo Pecado, tomou as chaves da morte e do Inferno, e é poderoso para livrar os que clamam por Ele e pela fé se aproximam dele.

"Jesus Cristo é o mesmo ontem, Hoje e Eternamente" (Hebreus 13:8)

"Eis que estou a porta e bato, quem ouvir a minha voz e abrir a porta, cearei com ele, e ele comigo" (Apocalipse 3:20)

"Vinde a mim vós que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei" (Mateus 11:28)

"O ladrão vem para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância" (João 10:10)

Jesus Cristo morreu por nós, e é nosso intercessor diante de Deus, cheguemos pois a Ele, e alcançaremos graça, perdão e amor nessa vida, e também a vida Eterna.

2 comentários:

Poliane disse...

Amém!
Blessssss

Lika disse...

Ola Julio mto prazer Lika... estava navegando qdo encontrei o seu blog, esta de parabens lindas palavras, faço parte da renovação carismatica e tento levar uma vida phn todos os dias... Bom voltarei aqui mais vezes e qualquer coisa entre em contato conversamos mais... bjinhos fique com Deus.