sábado, 6 de setembro de 2008

Vida Humana pelo Prisma da Eternidade

Certa vez ouvi uma canção que dizia: "Se eu encontrar em mim desejos,
que nada nesse mundo possa satisfazer, eu só posso concluir que não fui
feito para esse lugar".

Enquanto refletia na profundidade paradoxal desse verso (que ora parece
tão profundo e obscuro, mas ora parece tão visível e palpável), lembrei-me de que a bíblia diz que Deus colocou o anseio pela eternidade no coração dos homens (Eclesiastes 3:11).

Eternidade essa que estava tão próxima de Adão e Eva, mas que lhes foi tirada quando estes escolheram entregar-se a ganância e resignar-se assim à futilidade e temporariedade da vida terrena.

Às vezes penso na antiga frase "existe um vazio no coração do homem, que só pode ser preenchido por Deus", apesar de ser considerada por muitos como frase de efeito ou jargão evangélico, tenho certeza da veracidade de tal frase.

Se pensarmos nas constantes e intermináveis sedes da alma humana (felicidade, dinheiro, amor, prazer, auto-realização, reconhecimento, atenção...), vemos que elas são ilusões constantes, que sempre guiam o ser humano à insatisfação constante.

Quem pode dizer que já conquistou tudo o que já desejou um dia ?

E ainda que já tenha conquistado, se pudesse voltar e viver mais 500 anos, continuaria desejando mais e mais, nunca estando plenamente satisfeito.

Não é à toa que a bíblia diz que "Cobiçais, mas nada tendes. Matais e invejais, mas não podeis obter o que desejais" (Tiago 4:2a)

Será que somos tão burros ou teimosos a ponto de não perceber que de nada adianta tentar preencher o desejo da eternidade com bens materiais, nem com sentimentos mortais, muito menos com prazeres fúteis ou realizações vazias ?

O Vazio da eternidade é grande demais para ser preenchido com bugigangas temporárias, Só vai nos causar desânimo, cansaço e frustração...

Quanto mais cedo percebermos que "nossa alma tem sede de Deus", mais cedo desistiremos de correr atrás do vento, de tentar saciar a sede eterna com as ilusões secas.

Jesus certa vez disse: "Quem tem sede, Venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de águas vivas fluirão do seu interior." (João 7:37)

Biologicamente falando, o corpo humano perece e morre se ficar sem água, sem falar das doenças e males que a contínua desidratação pode causar ao organismo.

Espiritualmente falando, o problema é o mesmo...

Quantas almas desidratadas perecem dia após dia, e quantas morrem ou estão para morrer ?

Se dirigirmos nossa vida pelo prisma da eternidade, quão realizada, cheia de propósito e produtiva ela será !

Mas se deixarmos que a visão terrena, a ganância, a futilidade, o orgulho e os prazeres ditem nossas prioridades e nos façam meros bonecos de carne preenchidos de toda a podridão do mundo, quão miseráveis seremos !

Quer Começar a colocar sua vida no plumo eterno?

Comece a olhá-la pelo prisma da eternidade: "Daqui há 1000 anos, o que importará a você quanto dinheiro você ganhou, quantos bens acumulou, quantos desejos satisfez, ou quão famoso você foi ?"

Você acha que 1000 anos é muito tempo ? Então já comece pelo dia de sua morte e verá o início da desvalorização do temporário, pois já terá adentrado o terreno da eternidade.

Quer saber qual é a essência do ver a vida pelo prisma da eternidade ?

A morte é a única realidade mais inegável, irremediável e comum para todos os seres humanos, e após ela vem a eternidade.


"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá.

Crês tu nisto? " (João 11:25-26)

Nenhum comentário: