quarta-feira, 7 de março de 2007

Fé...

Bom, Já que vamos falar de Vida Cristã, nada melhor do que começar falando de fé...

O que é fé?

Muitas pessoas dizem saber o que é fé, e no mundo todo nós vemos várias definições sobre o que é fé, muitas pessoas confundem a fé com crenças, superstições, devoção, costumes, e etc. Mas a melhor definição se encontra na Bíblia, que nos diz em Hebreus 11:1 que “A Fé é o firme fundamento das coisas que não se vêem, e a prova das coisas que se esperam".
Com base nisso, sabendo que a perfeita definição de fé se encontra na Bíblia, vamos analisar a natureza dessa fé, uma fé que não se baseia apenas em saber que Deus existe, mas uma fé firme, que não se abala (Salmos 125:1), e uma fé que vence o mundo (1João 5:4).

A natureza da fé

Assim como vemos em Hebreus 11.1, a fé não está firmada nos sentidos naturais, ou seja, na razão humana, pois ela é independente do mundo natural. Vemos isso em vários textos da Bíblia: (Romanos 4:17-21, Romanos 8.24-25, 1Coríntios 2.9-10, 1Coríntios 2.14-15);

A fé não depende da razão, nem da emoção, e nem de situações.
Em 2 Coríntios 5:7, a Bíblia diz: “Por que andamos por fé, e não por vista”, e na mesma carta aos Coríntios, vemos a confirmação disso: "E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus" (II Coríntios 3:4-5). Isso nos mostra que quando a nossa fé é firme, temos real confiança em Deus.
No Evangelho de Marcos 9:23, vemos que o nosso Senhor Jesus mostra o porquê que podemos confiar em Deus, Ele disse: "Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”.
Mas de onde vem toda essa certeza? Como apenas o fato de crer garante toda essa possibilidade?
A resposta dessas perguntas é encontrada no Evangelho de Lucas 1.37 que diz "Porque para Deus nada é Impossível".

De onde vem a Fé?

A Bíblia nos diz em Romanos 10.17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus”.
A Palavra de Deus é verdadeira (João 17.17), e quando cremos que as promessas de Deus são verdadeiras, nós adquirimos confiança em meio à tribulação, e esperança. Pois Deus não mente, e se Ele disse, irá cumprir, e não se arrependerá, pois "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” (Números 23:19).
E a Bíblia é a Palavra de Deus (Mateus 4:4, 1Tessalonicenses 2.13, 2Timóteo 3.16, 2 Pedro 1:19-21).

O Poder Transformador da Fé na vida do Homem

Através da fé, o homem começa a sua Jornada Espiritual rumo a seu Criador, que "Colocou na mente do homem a idéia da eternidade" (Eclesiastes 3:11), deixando na alma do homem uma pista do caminho de volta a Ele.
E as Sagradas Escrituras continuam Falando sobre essa jornada do Homem até Deus, pelo Caminho de volta que Deus Reservou através de seu Filho Jesus Cristo, pois Deus amou o mundo tão grandiosamente que Enviou seu filho a Terra, para que Todo Aquele que Nele Crê não morra, mas tenha a vida Eterna (João 3:16).
O Ingresso a este vivo caminho vem através da Fé, pois a palavra de Deus diz "Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Romanos 10:13)
E no evangelho de João 1:12-13, vemos que "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”.
A ingressar neste Caminho, o Homem começa a ser transformado de criatura para filho de Deus, Recebendo Perdão de Seus pecados (1 João 1:7-9), Um Consolador para a Jornada (João 14:16) , Um amigo (João 15:13), Advogado (1 João 2:1-2), e uma Nova Morada nos céus (João 14:1-2)...

Por isso te convido nesse momento se despir de sua Incredulidade, e de sua defesa natural à assuntos espirituais, e crer na Palavra de Deus, Invocando a Deus, e Convidando-O a fazer parte de Sua vida, e assim Transformar tua História, pois:

"Todo aquele que está em Cristo é nova criatura, o passado já se foi, e eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17)

Nenhum comentário: