sábado, 2 de agosto de 2008

Palavra de Deus: lida com os olhos ou coração ?

Alguns dias atrás, li algo no orkut que me chamou muito a atenção, a saber, "os cristãos devem parar de ler a bíblia com os olhos e começarem a ler com o coração."

A princípio, achei tal afirmação simples demais e até mesmo de ser adicionada ao "hall dos melhores chavões evangélicos", mas refletindo um pouco sobre a afirmação, vi que era simplesmente a verdade.

A palavra de Deus não deve ser apenas memorizada ou racionalizada, mas deve ser crida, levada a sério, guardada no coração mesmo.
Um Cristianismo de apenas teoria, é morto, condenado ao fracasso, e apenas esperando para ser sepultado.

Mas quando a Palavra de Deus é guardada no coração, se transforma em um fogo ardente, que faz com que não consigamos ficar parados ou não recebermos a transformação de Deus em nosso caráter, mas que tenhamos um zelo especial para cumprí-la em nós e assim sejamos fervorosos para Deus.

Como disse John Stott (em seu Livro crer também é pensar), o conhecimento direciona o zelo e é por ele inflamado.

Quantas pessoas (que se consideram cristãs) sabem que o grande mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, mas simplesmente tem isso como um conhecimento religioso ou bíblico e não se esforçam para cumprir tal mandamento ?

Para João, Pedro, Paulo, Tiago e os demais apóstolos e discípulos de Cristo, o Cristianismo era coisa séria, literalmente questão de vida ou morte (onde o Viver era Cristo e o morrer Lucro).

Mas e quanto a nós (Cristãos Ocidentais Modernos) ?
será que para nós é apenas hobby ? atividade religiosa e social de domingo ? Terapia psicológica/Palestra de auto-ajuda ou motivação gratuíta ? modo de conseguir bençãos pela fé ? desencargo de consciência ?

Será que temos rebaixado o Evangelho (Poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê - Romanos 1:16 - salvação esta que não custou ouro nem prata, mas o precioso sangue de Jesus - 1 Pedro 1:18-20) a nível de simples religião cristã tradicional e rotineira ?

Aos olhos de Jesus Cristo, dos apóstolos e dos discípulos da Igreja primitiva, será que somos considerados cristãos ou pelo menos sabemos o que é isso de verdade ?

Eles pagaram um alto preço para que a mensagem da Cruz não morresse, mas chegasse até nós (principalmente Cristo, que suportou a rude Cruz), e será que temos valorizado esse tesouro que recebemos ?

O que estamos entregando para a próxima Geração ? Que tipo de Cristianismo nossos filhos e netos viverão ?

Você pode até dizer que isso era só para aquela época, mas olhe para a China, África, Índia, Oriente Médio, lá ainda existem Martires da fé, gente que continua vivendo plenamente para o Evangelho, dos quais Cristo não se envergonha.

Ouçamos o que Paulo disse aos Gálatas (Igreja da Galácia) e que com certeza diria a nós:

"Receio por vós, que de algum modo eu tenha trabalhado em vão para convosco" (Gálatas 4:11)

E para Finalizar, ouçamos o que o Senhor Jesus disse à Igreja de Laodicéia e que com certeza diria ou diz a nós, Cristãos Ocidentais modernos:

" Dizes: rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta.
Mas não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.

Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha de tua nudez; e colírio, para unigires os teus olhos, a fim de que vejas.

Eu repreendo e castigo a todos quanto amo.
Portanto, sê zeloso, e arrepende-te.

Eis que estou à porta, e bato. Se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo."
(Apocalipse 3:17-20)

Nenhum comentário: