terça-feira, 9 de setembro de 2008

Você tem Fé ou pensamento positivo ?

Frequentemente tenho ouvido depoimentos de pessoas dizem ter muita fé em Deus, e que crêem bastante que Ele existe.

E nesses dias, estive pensando sobre isso e compartilho nesse espaço algumas de minhas conclusões.

Apesar de a fé ter seu início na crença de que Deus existe (a própria bíblia diz isso em Hebreus 11:6), essa fé deve ir bem além disso, deve ter profundidade, deve guiar e transformar a vida de uma pessoa.

Partindo do princípio que não podemos afirmar o que está no coração das pessoas, mas que "a boca fala do que o Coração está cheio" e "pelos frutos conhecemos as árvores", não tenho a intenção de julgar ninguém, apenas de falar de diferentes tipos de fé.

E Por que não falar em diferentes atitudes das pessoas em relação à fé, que geram um segundo tipo de fé ?

Sim, é desse princípio que inicio minha reflexão...

Quando falamos de fé, não estamos falando de possuir a religião A, B ou C, de ter dogmas religiosos variados, nem apenas no fato de crer na existência de Deus.

A melhor definição de fé está na própria Bíblia (A Palavra de Deus), ela se encontra em Hebreus 11:1, que diz: "A Fé é o Firme fundamento das coisas que não se vêem, e a prova daquelas que se esperam".

Diferentemente de apenas crer na existência de Deus, a fé é buscar conhecê-Lo, querer andar com Ele diariamente e o Melhor de Tudo, CONFIAR inteiramente Nele.

Crer que Deus existe e Não Buscar Conhecê-LO (Na Leitura da Palavra, na obediência a ela em nossa vida, e da comunhão com Deus), é apena SUPOR a Existência de Deus.

Ou até mesmo algo pior do que isso, é criar um "Amigo Invisível", que só serve para nos ajudar a fazer a nossa própria Vontade ou nos livrar dos problemas e encrencas que causamos ou aconteceram...

Será que isso é relamente ter fé e conhecer a Deus ?

ou apenas criar um conceito abstrato baseado no Pensamento Positivo que sempre nos ajuda, que decidimos chamar de Deus ?

Conhecer a Deus de verdade é um Processo que começa pela fé (aquela que "vem pelo ouvir a Palavra de Deus" - Romanos 10:17), passa diretamente pelo Ouvir o Evangelho e assim Conhecer a Jesus Cristo: Senhor e Salvador, O Verbo de Deus, Autor e consumador da Fé, Caminho, Verdade e Vida, e Aquele que Disse: "Quem vê a Mim, Vê ao Pai".

Não existe fé em Deus sem Jesus Cristo, sem a Palavra de Deus, sem a esperança e confiança nas promessas de Dele...

ou melhor dizendo, até existe, mas não passa de Pensamento Positivo.

Quer Saber a diferença entre fé e pensamento positivo ?

A Fé se baseia na confiança em um Deus Eterno, Todo Poderoso, Fiel, e Verdadeiro, e o pensamento positivo em...

...sua própria em confiança em si mesmo e na sorte?!?

O pensamento positivo pode facilmente virar pensamento negativo, Mas Deus é Eterno e Imutável...

Se pensamento positivo fosse verdade, quem seria pobre, doente e miserável, já que NINGUÉM QUER O MAL PARA SI MESMO, E TODOS QUEREM O MELHOR PARA SI MESMOS ?

Se pensamento positivo adiantasse para algo, A MEGA-SENA TERMINARIA EMPATADA SEMPRE, TODOS OS TIMES DE FUTEBOL SERIAM CAMPEÕES EMPATADOS, A COPA DO MUNDO TERIA 32 CAMPEÕES...

Se você quer CONTINUAR CONFIANDO QUE O UNIVERSO CONSPIRA EM SEU FAVOR, logo PERCEBERÁ QUE O ACASO NÃO FAVORECE NINGUÉM...

Confiar em nós mesmos só é válido quando sabemos que somos capazes e temos que confiar em nossa capacidade, talentos e dedicação, mas será que somos capazes de Tudo ?

E para encerrar, digo que a fé não é a busca pela satisfação de nossos desejos, mas sim a entrega deles a um Deus que pode todas as coisas, que nos ama, e que tem o melhor para nós.

Aprenda a ter uma fé que depende mais de Deus e menos das circunstâncias, uma fé que diz que "ainda que dê tudo errado, continuarei confiando em Deus", ao invés de "Se tudo der certo, e eu nunca tiver problema, for feliz sempre e sempre bem sucedido, continuarei crendo em Deus".

A Fé que abandona a Deus quando surge as tribulações, é uma confiança falsa, que te deixa sozinho quando você mais precisava Dele, e onde Ele verdadeiramente está pronto para agir.

Lembre-se sempre que PROBLEMAS ACONTECEM A TODOS, E SE VOCÊ PERMANECER FIEL A DEUS EM MEIO A ELES, VOCÊ DIRÁ: "O CHORO PODE DURAR A NOITE INTEIRA, MAS A ALEGRIA VEM PELA MANHÃ" (SALMOS 30:5)

Que Deus te abençoe ricamente, e derrame a fé verdadeira em teu coração, aquela que não se abala, mas permanece firmada na Rocha Eterna, Cristo Jesus.

4 comentários:

Éverton Vidal Azevedo disse...

Eu acho que tenho os dois rs.
Mas a Fé persiste mesmo quando todo o pensamento é pessimista, inda que ela mesma, por natureza, transforme o que é negativo em positivo. Porque ela cura os olhos.

Forte abraço mano.
Inté!

Paulo Costa disse...

Amigo Júlio,

Seus posts são sempre edificantes e fundados no Evangelho. Aprecio imenso seu jeito sincero, frontal, lúcido...

Deixo-lhe com algo que postei há pouco tempo num dos meus blogues:

«Crer é confiar. Crer é permitir. Crer, principalmente, é aderir, entregar-se, numa palavra, crer é amar. (...)
Crer é «caminhar na presença de Deus» (Gn 17, 1). A fé é, ao mesmo tempo, um acto e uma atitude que agarra, envolve e penetra tudo o que a pessoa humana é: a sua confiança, a sua fidelidade, o seu assentimento intelectual e a sua adesão emocional. Compromete a história inteira de uma pessoa: com os seus critérios, atitudes, conduta geral e inspiração vital. (...)» (Ignacio Larrañaga, em "O Silêncio de Maria")

Abraço fraterno!

Anônimo disse...

Extremamente edificante!!!
Que Deus te abençoe!!

Anônimo disse...

obrigado...obtive aqui a resposta que tanto procuro em relação a Deus.
ele esta lá eu é que fui sempre egoísta ao ponto de me abalar por um pensamento positivo não acontecer mesmo.
espero encontrar o meu caminho certo.