quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Você é realmente um cristão ?


Ontem eu refletia sobre o quanto complicamos o que é simples e simplificamos o que deveria ser complexo.

Qualquer criança sabe como funciona a lógica do silogismo: 1 + 1= 2, quem nasce no Brasil é brasileiro, e etc.

Mas será que todo aquele que frequenta uma Igreja ou possui uma religião é realmente cristão ?

Por outro lado, vemos que ser cristão segundo as escrituras sagradas é simples, mas por que os homens adicionam tantas regras humanas e doutrinas ou teorias doutrinárias ?

Baseado nisso, gostaria de propor que façamos uma auto-reflexão sobre o que é realmente ser cristão.

A palavra Cristão aparece apenas três vezes na bíblia:

Um dela está em Atos 26:28-29:

“Você acha que em tão pouco tempo pode convencer-me a tornar-me cristão?”
Paulo respondeu: “Em pouco ou em muito tempo, peço a Deus que não apenas tu, mas todos os que hoje me ouvem se tornem como eu, porém sem estas algemas”

Nessa passagem vemos que o rei Agripa considerava Paulo um cristão, mas podemos ver que o rei usou essa palavra de forma depreciativa ou desmerecedora.

Essa teoria pode ser confirmada através das palavras do Apóstolo Pedro:
"Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.”
(I Pedro 4:16)

Sim, Pedro associa a palavra cristão à perseguição, algo que poderia envergonhar alguém, e que não era bem visto pela sociedade.

O terceiro uso da palavra cristão (que na ordem é o primeiro a ser mencionado) é o que verdadeiramente pode esclarecer o significado dela.

Em atos 11, vemos que os discípulos de Jesus em Antioquia foram chamados de cristãos:

“Em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados Cristãos.”

Dessa forma, podemos ver as palavras cristãos e discípulos lado a lado, ou seja, como sinônimos.

Aí entra a questão: "O que realmente é ser um discípulo ?"

São discípulos todos aqueles que dizem que crêem em Deus, ou que têm uma religião cristã, pertencem a uma família de tradição cristã, ou que frequentam uma igreja semanalmente ?

Será que todos esses sabem o que implicaria em sua vida o ser discípulos ?

Ok, vamos definir o que é discípulo !

dis.cí.pu.lo:
sm (lat discipulu) 1 Aquele que recebe ensino de alguém; aquele que aprende; aluno. 2 Sectário que professa as doutrinas ensinadas ou propagadas por outro. 3 Afeiçoado, devoto: Um discípulo da verdade. Discípulos do Evangelho: aqueles que pregam e propagam a doutrina evangélica.

Dessa forma, vemos que o discípulo precisa necessariamente de um mestre e deve conhecer, viver e ensinar a outros o ensino dele.

Nisso vemos que o cristão é um discípulo de Jesus Cristo e deve ter necessariamente uma identificação pessoal com seu Mestre e Senhor.

Na própria bíblia vemos que Jesus trata desse assunto diversas vezes, tais como:

"Falando ele estas coisas, muitos creram nele.

Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos;

e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."
(João 8:30-32)

Poderia citar literalmente cada versículo, mas vou apenas citar a responsabilidades e privilégios dados por Jesus àqueles que querem ser discípulos Dele:

Abnegação/obediência (Marcos 8:34), identificação direta ao mestre através do ensino (Lucas 6:40), confiança no cuidado do Mestre (Lucas 12:21-23), perseguições (Lucas 14:26, Mateus 10:25).

Eu não poderia deixar de falar da grande responsabilidade que Jesus deu aos discípulos: Pregar o evangelho, fazer discípulos, continuar unidos e amar uns aos outros, ou seja, ser como ele foi na terra.

"Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade;

mas qualquer que guarda a sua palavra, nele realmente se tem aperfeiçoado o amor de Deus. E nisto sabemos que estamos nele;

aquele que diz estar nele, também deve andar como ele andou."
(1João 2:4-8)

Creio que realmente precisamos nos auto-avaliar e ver o grau de comprometimento que temos com o Senhor, com o Reino de Deus e com a pregação do evangelho na Terra.

Afinal, o Evangelho são as boas novas que anunciam que ainda que somos falhos, Deus preparou uma salvação gratuíta e que não merecíamos, tudo isso para nos levar para junto Dele, que nos ama !
(João 3:16)

Que possamos nos auto-avaliar a cada dia, segundo as escrituras, para ver se ainda somos dignos de ser chamados Cristãos.

2 comentários:

Éverton Vidal disse...

Grande Júlio. Pensei que tivesse apagado o blog, se nao me engano você disse que ia fazer outro (bilingue) nao é? Ou estou confundindo?
De qualquer forma bom vê-lo por aqui.
Abraço!

Júlio César disse...

Fala, Vidal.

Não pensei em apagar esse blog não, eu só criei uma versão desse blog em inglês, onde a idéia é traduzir os textos desse e postar lá.

mas está um pouco devagar ainda... rs

http://english-jesusaslifestyle.blogspot.com

um abraço.