quinta-feira, 8 de março de 2007

Fé como um Grão de Mostarda

Desenvolvendo nossa fé

Quero neste momento, compartilhar algo que o Espírito de Deus me revelou, através das Palavras e dos ensinamentos do Senhor Jesus.

Estava Refletindo sobre a Palavra que fala sobre a Fé como um grão de mostarda, que se encontra no Evangelho de Mateus, no capítulo 17, nos versículos 18 até 20, onde o Senhor Jesus estava no monte da transfiguração com Pedro, Tiago, e João, e os outros discípulos estavam sozinhos embaixo do Monte e não conseguiram expulsar um demônio que estava em um menino, e Jesus veio, os exortou, expulsou o demônio e o menino sarou, e ao perguntar ao Senhor o porquê de não conseguirem, Jesus disse a eles: “Por causa da vossa pequena fé".
E nisso, Ele diz: "porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível”.

Nisso, tive um pouco de dúvida, pois se Ele disse que eles tinham uma fé pequena, como uma fé do Tamanho de um grão de Mostarda (considerado a menor das sementes da época) poderia ter tamanho efeito, não seria também uma fé pequena ?

E com isso, eu me perguntei e logo em seguida perguntei ao Senhor: “Senhor, como pode isso acontecer? O grão de mostarda é pequeno, não é a menor das sementes?”.

E o Senhor me disse: “É realmente a menor das sementes, mas crescendo, é a maior das plantas, e se torna uma árvore", e na mesma hora percebi a resposta do Senhor, e me lembrei dessa parábola, que se encontra no evangelho de Mateus 13:32, e vendo isso, atentei e vi o versículo 31, que diz que "O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo”;

E nesse momento, o Espírito do Senhor me fez imaginar uma grande Plantação, e me disse: “Lance a semente na terra, e veja o que acontecerá?" E eu disse: "Por enquanto, nada." E o Senhor me disse: "O que falta para a semente crescer?" E eu disse: "Falta água! A terra tem de ser regada!" E o Senhor me disse: “Então Regue-a !" E após me imaginar regando a Terra, Ele me disse: "Você a regou, ela crescerá? Falta ainda alguma coisa?" E eu disse: "Acho que ainda não crescerá. A terra precisa de adubo, um alimento para a Semente"
E o Senhor me disse: "Você tem a semente na terra, já a regou a terra, e já alimentou a semente. A árvore crescerá?" E eu disse: "Claro que sim ! Mas não será logo."

E o Senhor me disse: "Mas mesmo que você não veja a árvore tão logo ela cresça, você não duvidará que logo você irá vê-la, não é?”.
E eu disse: "não, pois sei que a semente está lá, a terra está regada, e a semente alimentada."
E foi aí que o Senhor começou a me revelar o significado, quando me disse: "Assim tem que ser a sua fé”, e então eu perguntei: "Como assim, Senhor? Me explique isso, por favor."
E o Senhor me disse: " A Fé é o Firme fundamento das coisas que não se vêem e a prova das que se esperam" (Hebreus 11:1)
Pude então perceber que a terra é o nosso coração (assim como o Senhor fala na parábola do semeador, em Mateus 13), a semente é a fé (que não Nasce Conosco, mas é um dom, semeada por Cristo em nosso coração), a água que rega a terra é o Espírito Santo (João 7:37-38, Romanos 8), e o alimento da Semente é a Palavra de Deus (Romanos 10:17, Mateus 4:4).

E Também pude perceber com isso que:

Temos que cultivar a nossa fé a cada dia, pois dela depende o desenvolvimento de nossa vida espiritual e assim poderemos chegar na estatura que Deus quer de nós.
Para isso temos que:
- Cultivar a nossa comunhão com Deus, através da oração. (Mt 6.6, 1Ts 5.17, 1Pe 4.7).
- Alimentar a Nossa Fé através da Palavra de Deus. (Mt 4.4, Pv 30.5, Js 1.8,2Tm 3.16-17).
- Deixar que os Rios do Espírito do Espírito Santo regue a terra seca do nosso coração (Gálatas 5, Frutos do Espírito e frutos da carne)
- Esperar com paciência no Senhor, buscando conhecê-Lo a cada dia. (Oséias 6:3)

7 comentários:

Anônimo disse...

OLá Júlio César, andei tentando entender o significado disso tudo o que vc colocou aqui há dias, mas não conseguia entender.

Mas Deus sabe de tudo e me fez chegar até aqui.

Foi a coisa mais linda tudo isso, agora tenho certeza de tudo que vem acontecendo.
Deus lhe pague!

obrigada.

Anônimo disse...

Bom dia Júlio.

Acho muito interessante esse assunto. Só não consegui ainda, achar uma forma de como desenvolver a fé. Tudo é muito abstrato. As orientações são metafóricas. Ter fé não é como fazer uma oração, cantar, andar, etc. O primeiro passo para orar é falar a primeira palavra, para andar, é iniciar com o primeiro passo. E para iniciar a fé, qual é o primeiro passo? Como iniciar uma crença quando não vemos mais saída?
Existe um fio da meada?

Aguardo sua resposta.

Obrigado.

Rodrigues.

Júlio César disse...

Caro, Rodrigues.

Tentarei responder seus questionamentos, mas não responderei como alguém que possui verdades absolutas e concretas, mas como um simples caminhante que descobriu a fé e vem caminhando por ela.


" Só não consegui ainda, achar uma forma de como desenvolver a fé.
E para iniciar a fé, qual é o primeiro passo?"

O primeiro passo para desenvolver a fé é ter esperança, ainda que seja pouca, mas que te leve a achar que nem tudo está perdido e que Existe um Deus que cuida de nós.

"Tudo é muito abstrato. As orientações são metafóricas. Ter fé não é como fazer uma oração, cantar, andar, etc."

Sim, pois quando falamos de fé, falamos de algo que cremos, apesar de não ver, que temos convicção interna e que nos leva a crer, sem saber como e nem o porquê que estamos crendo, apenas sabemos que a fé está presente em nossas vidas e não nos deixa desanimar.

Creio que orar, cantar e ler a bíblia são ações que dependem da fé e que apesar de poderem ser feitas sem a fé (apenas por costume ou tradição religiosa), não possuim resultado sem ela.

"O primeiro passo para orar é falar a primeira palavra, para andar, é iniciar com o primeiro passo.

Como iniciar uma crença quando não vemos mais saída?
Existe um fio da meada? "

Rodrigues, entendo sua afirmação e digo algo que aprendi nessa caminha cristã:

É fácil dizer que temos fé quando tudo está bem e que não precisamos de nada e de ninguém, pois conseguimos fazer tudo sozinhos, e é nas horas de dificuldade e aflição que a fé nasce, e é quando lemos a bíblia, oramos e ouvimos o que Deus faz na vida de outras pessoas é que a fé se desenvolve.

Comecei a crer quando clamei a Deus e disse que não agüentava mais viver da mesma maneira, que Ou Ele mudava a minha vida ou tirava ela de vez.

E a bíblia diz que "Todo aquele que invocar a Deus será salvo" (Romanos 10:13)

E assim começou o meu processo de conversão.

Creio que a Fé passa a ser real quando deixamos de tê-las apenas como opção ou doutrina religiosa, mas começamos a depender dela e deixar que essa fé faça parte de nossa vida.

O fio da meada está na frase de Lutero: "A Fé que produz a salvação e que gera efeitos é aquela que nos lançamos nela: para morrer ou para sermos resgatados por Deus".

Espero poder ter ajudado.

um abraço.

ewertonds disse...

Olá sou Ewerton e tenho 14 anos,a paz do Senhor, hj eu estava um pouco pensativo pq parecia que minha fé estava se apagando, mas hoje busquei a Deus e encontrei oque eu precisava, o seu blog ,me ajudou muito. Foi muito legal sua postagem. Deus te abençoe

ewertonds disse...

Adorei seu post, me ajudou muito na busca pelo que é a fé,Deus te abençoe! =)

Anônimo disse...

Muito revelador; meditei sobre isso na noite passada e essa palavra me trouxe a resposta. Obrigada por compartilhar.

Fabiana Macedo disse...

oi JULIO...
A PAZ DO SENHOR, amei esse blog entrei por curiosidade e aprendi muito , tenho so 3 meses de nessa caminhada e por causa da minha fé já ganhei meu marido pra JESUS...
Obrigada e que JESUS CRISTO continuem te abençoando...